Brincadeira transfóbica estraga merchan milionário no ‘BBB’

Marca que pagou milhões para anunciar no reality show viu sua ação de divulgação gerar conflito baseado em preconceito

A Avon se tornou a primeira marca de maquiagem a patrocinar uma edição do ‘Big Brother Brasil’. A cota master no ‘BBB21’ teve valor de tabela de R$ 78 milhões. Mas a primeira grande inserção da gigante de cosméticos no reality show da Globo acabou de maneira desastrosa.

Diante dos produtos expostos na casa, o fazendeiro Caio sugeriu que todos os brothers fossem maquiados pelas sisters. Desafio aceito. Assim que se viram maquiados, alguns deles começaram a agir com trejeitos, como se imitassem uma mulher ou uma travesti, e criaram nomes femininos.

Empolgado, Caio transformou a camiseta branca em um top que o deixou de barriga de fora, levantou a bermuda para ressaltar as nádegas e disse se chamar ‘Shayenne’.

A DJ Lumena, que é bissexual declarada e ativista LGBT+, não gostou. Enxergou preconceito na suposta brincadeira. “Em mim tocou em um lugar muito violento”, disse ela a Caio, representante do homem padrão (cisgênero, branco, hétero).

Brincadeira transfóbica estraga merchan milionário no ‘BBB’
Brincadeira transfóbica estraga merchan milionário no ‘BBB’

“Eu sei que você não sabe, porque eu sei que você não tem amiga trans, não tem amiga travesti.” A participante insistiu na reprovação do que viu. “O que você brincou hoje, para as outras pessoas, para outros grupos, é violência.”

Abalado, Caio afirmou ter conhecimento da violência sofrida por filhos gays de funcionários de sua propriedade. Casado e pai de duas meninas, ele cogitou abandonar o programa por ter se sentido exposto como “machista”.

O merchandising da Avon se perdeu no meio da polêmica, assim como a mensagem em prol da tolerância. A marca abriu o primeiro intervalo na estreia do ‘BBB21’, na segunda-feira (25), com um comercial no qual algumas moças e um rapaz apareceram com maquiagem em tons fortes de rosa, em nítida promoção da diversidade sexual e de gênero, e da liberdade de o homem também se maquiar.

Na sexta-feira (29), a assessoria de comunicação da Avon fez contato com o blog para apresentar a posição da empresa a respeito do episódio no ‘BBB21’:

“Nós da Avon acreditamos na importância de abrirmos espaços para conversas saudáveis sobre diversidade e a celebramos em tudo que fazemos. Além disso, repudiamos qualquer forma de preconceito e reforços de estereótipos de gêneros. Queremos ser uma empresa totalmente inclusiva não só para colaboradores, associados e revendedores, mas também para os nossos consumidores e fornecedores. Por essa razão, nossas ações são focadas em ampliar ainda mais nosso alcance e levar essa conversa para a casa de todos os brasileiros”.

%d blogueiros gostam disto: