Reprodução TV Globo

Fim de uma era: todo artista sonhava com o Domingão do Faustão

O programa, que durou 32 anos ininterruptos, era o palco dos sonhos de qualquer artista

No dia 26 de março de 1989, estreou o Domingão do Faustão, na TV Globo. O programa, que durou 32 anos ininterruptos, era o palco dos sonhos de qualquer artista. Para ser verdadeiramente famoso, era preciso pisar naquele palco. A atração foi um sucesso de público e no mercado publicitário.

Recém-saído da Band, Fausto Silva chegava à Globo para frear a audiência do Programa Silvio Santos, no SBT, nas tardes de domingo. Em pouco tempo, ele alcançou o objetivo e atingiu a liderança.

Faustão
Faustão

Na fase inicial, o Domingão do Faustão contava com uma banda ao vivo e a turma do charme. Mas, logo depois, chegaram as dançarinas na Academia do Faustão. De lá, saíram grandes nomes, como a apresentadora Sabrina Sato, que integrou o elenco do BBB3 e hoje é apresentadora da Record TV.

Atores e cantores participavam de entrevistas com Fausto Silva, que fazia perguntas sempre inusitadas. De um jeito único de brincar, ele também apresentava o quadro Videocassetadas, garantia de boas risadas até hoje. E qual famoso não queria ter seu nome no Arquivo Confidencial, por exemplo?

O dia 7 de dezembro de 1997 foi um marco no programa. O Brasil parou para acompanhar o anúncio da gravidez de Xuxa Meneghel no Domingão. A loira, que tinha 34 anos na época, escolheu a atração do amigo de longa data para comunicar oficialmente, ao lado do pai da criança, Luciano Szafir, que estava esperando sua primeira filha, sonho muito antigo da apresentadora.

Vestida de branco, com a barriga de fora, a Rainha dos Baixinhos desabafou: “A partir de ontem, quando recebi a notícia, não sou mais uma pessoa sozinha. Aconteça o que acontecer com a gente, eu vou ter sempre uma pessoa que vai ser minha”.

Vale lembrar que a nova geração também tem Faustão como uma grande vitrine midiática. “Sonho da minha vida sempre foi estar aqui”, disse Maiara, dupla com a irmã Maraisa, em um apresentação no dominical em 2018.

No mesmo ano, Marília Mendonça relembrou, em entrevista ao Gshow, a primeira vez que se apresentou no Domingão. “Sonho de todos os artistas do Brasil, independentemente do estilo musical. Foi emocionante para mim e para os meus amigos”, confessou.

Durante participação no Altas Horas, a dançarina Sheila Mello lembrou de um momento muito especial em sua carreira: o concurso Nova Loira do Tchan, na qual foi campeã em 1998 e integrou o elenco do grupo mais famoso nos anos 90 e 2000.“Entrei para ganhar um carro e olha que ‘tão maior’ foi esse presente na minha vida”, disse ela a Serginho Groisman.

“Eu precisava ganhar um carro, eu entrei no concurso com foco no carro. Eu já trabalhava de dia como secretária e à noite eu trabalhava dançando em uma casa noturna em São Paulo. Às vezes eu ficava sem dormir, porque eu tinha que esperar o ônibus para ir para casa e depois ir trabalhar”, completa Sheila.

Em março de 2021, após o anúncio da saída da TV Globo, o cantor Luan Santana participou do programa e relembrou da importância do apresentador em sua carreira. “Sou muito grato a você. Me lembro da primeira vez que pisei neste palco, em 2009, antes do prêmio revelação, vim apresentar Meteoro e músicas que havia gravado para o Brasil inteiro. E me lembro do jeito que você me recebeu aqui”, contou Luan.

“Para um artista que está começando lá no interior, ele assiste o Faustão na televisão e faz uma reflexão: ‘Um dia, se eu chegar neste palco, significa que eu realizei o meu sonho’. Todo artista em começo de carreira quer alcançar o sucesso e ser ouvido pelas pessoas. Sonha em te conhecer e estar ao seu lado. Fiquei muito ansioso na minha primeira e em todas as vezes, algo que não me dá em outro programa”, continuou o sertanejo, sob a salva de palmas da plateia.

Para finalizar, Luan falou sobre a saída de Faustão da TV Globo: “Eu quero fazer um coro, diante de milhões de brasileiros. Sei que deve ser um assunto delicadíssimo, mas do fundo do meu coração, espero que você fique com a gente”.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal

%d blogueiros gostam disto: