Russo Adestrador

Reconhecido na TV, Russo Adestrador conquista fãs em todo o Brasil

Profissional já adestrou 15 espécies de animais e é tido como o melhor adestrador do Brasil, Willian Claudio Almeida da Silva, o Russo Adestrador, é tido como o melhor treinador de animais do Brasil. Conhecido na TV por assumir a responsabilidade de fazer os bichinhos ganharem evidência e mostrarem carisma nas telinhas de várias formas.

Ele já treinou 15 espécies de animais. Entre os bichinhos, a porquinha Lady que fez parte do elenco da novela “A Dona do Pedaço”, de Walcyr Carrasco. Ela divertiu e fez muita gente se apaixonar. A porquinha só acrescentou ternura às cenas do casal Abel (Pedro Carvalho) e Britney (Glamour Garcia).

Russo é campeão no adestramento de animais e atualmente cursa biologia, o que irá contribuir com sua profissão. Possui mais de 111 mil seguidores no Instagram @russo_adestrador. No YouTube, ele oferece dicas de como ensinar alguns truques aos animais de estimação.


Natural de Bom Jesus do Itabapoana, ele saiu do Exército no Rio de Janeiro em 2013 para morar e trabalhar em Saquarema, atuando como agente de trânsito na Guarda Civil Municipal. Foi lá que recebeu o convite para ser instrutor do canil de operações de Arraial do Cabo.

Treinou cães de resgate, como a cadela Toya que ajudou na procura de Fabiane Fernandes, turista Catarinense, encontrada morta em Arraial do Cabo após desaparecer em uma trilha da cidade, em 2018. Com a parceria de Toya foi voluntário nas buscas pelas vítimas de Brumadinho, em Minas Gerais. Ela encontrou seis corpos em quatro dias.


Russo também acompanha os animais em programas e comerciais de TVs. Toya é um dos animais que fez publicidade na TV e participou do programa de humor Zorra Total, da Rede Globo, e o Dono do Lar, da Multishow.

Com o galo “Zé, o Garnizé” participou do quadro “Se vira nos ‘30”, do Domingão do Faustão. A ave foi campeã no Ratinho no quadro 10 ou 1000. A porquinha Lady também foi campeã no mesmo programa. Ele ainda adestrou um peixe a tocar sino.

Russo acredita no poder dos animais de salvar e provocar ternura nas pessoas. Esse é o mesmo lema que o incentiva a realizar ações sociais para ajudar crianças carentes. Sua carreira de adestrador está apenas no início. Afinal, a procura por adestramento só cresce, principalmente por pessoas que buscam melhorias na convivência entre os bichinhos e moradores da casa e/ou condomínio.

Contudo, com apenas seis anos de experiência, já é considerado o melhor da área com trabalhos comprovados. “Faço por amor e faço para dar exemplo a outras pessoas. Os animais precisam ser tratados com carinho e ter sua essência ressaltada. Adestramento com respeito e carinho é o que faço. E eu aceito desafios, heim”, destaca.