Taís Araújo viverá Marielle Franco em especial da Globo

A atriz Taís Araújo dará vida a Marielle Franco (1979-2018) no especial que a Globo está produzindo para o Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20 de novembro, de acordo com informações do jornal Extra. Dirigido por Lázaro Ramos e idealizado por Manuela Dias, a atração trará textos históricos de personagens que lutaram contra a escravidão, segregação racial, racismo e intolerância.

Esse é o primeiro especial de uma série que a Globo pretende exibir para marcar datas importantes do calendário nacional, como o Dia da Consciência Negra. Marielle Franco foi eleita vereadora em 2016 com a quinta maior votação, e defendia o feminismo, direitos humanos e criticava veementemente a intervenção do Governo Federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar.

Em março de 2018, foi assassinada a tiros ao lado do motorista, e até hoje o crime não foi desvendado.

Documentário no Globoplay

Além do especial, a Globo também lançou no Globoplay, em março, um documentário de seis episódios sobre Marielle. O primeiro episódio, aliás, foi exibido pela TV aberta depois do Big Brother Brasil 20, há sete meses.

Aos 41 anos, Taís Araújo começou na TV em 1995 na extinta TV Manchete, na novela Tocaia Grande. No ano seguinte, ganhou notoriedade com Xica da Silva e depois se mudou para a Globo, onde emplacou consecutivos papéis, tendo protagonizado Da Cor do Pecado (2004) e Viver a Vida (2009).

Além do especial para o Dia da Consciência Negra, a atriz também está envolvida com a novela Amor de Mãe, que volta no início de 2021 para encerrar sua trajetória.